A Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia) está reforçando a fiscalização do trânsito de produtos agropecuários na Rodovia Lúcia Tereza, Distrito Itaporanga, Pimenta Bueno. A ação seguiu durante toda a semana na Regional de Pimenta Bueno, que contempla os municípios de Cacoal, Ministro Andreazza, Espigão do Oeste, Parecis, São Felipe, Primavera de Rondônia e Pimenta Bueno.
A ação, parte da campanha “Trânsito agropecuário seguro: responsabilidade de todos, proteção à produção e à saúde animal”, visa garantir a segurança sanitária no estado, após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e à espera do reconhecimento internacional do Brasil como área livre da doença. Também inclui a fiscalização do comércio e transporte de agrotóxicos, além de sementes e mudas, garantindo segurança e qualidade na produção.
Além da fiscalização, a equipe da Idaron está orientando motoristas sobre a documentação necessária para o transporte de produtos de origem animal e vegetal, reforçando a responsabilidade dos produtores e transportadores.
A operação conta com o trabalho do auditor fiscal estadual agropecuário Daniel Badaro e dos técnicos fiscais Eder Gatti e Paulo Alexandre, com apoio e segurança dos policiais militares Sargento Ventura e Sargento Jardim. O monitoramento é feito com o apoio do Siga-Trânsito, sistema digital que facilita o acompanhamento dos veículos em todo o estado.